sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ética leva a senso crítico, senso crítico leva à Ética

As cidades cresceram, o mundo foi modernizado. O homem evoluiu, e com ele a necessidade de se comunicar. A comunicação social hoje vai muito além do jornalismo. Publicidade, hipermídia, indústria do entretenimento: fusão de informação e diversão. A imprensa foi conduzida a um novo posicionamento, no qual até a própria cidadania se torna um espetáculo. Idéias são vendidas, e os jornalistas atuam cada vez mais como agentes das relações públicas, repetidores de informações. Para ir além é preciso muito senso crítico. E é aí que entra a ética, fundamentadora da essência jornalística.
A formação ética estimula o desenvolvimento desse senso crítico promovendo discussões, englobando temas incômodos, levando à reflexão. A boa atividade jornalística depende de estudo e de um olhar fundamentado, atualizado e independente. Se o jornalista não possui consciência cultural, social e histórica, acaba tornando-se vulnerável na era das relações públicas. Assim, o preparo ético se mostra fundamental para o trabalho técnico.
É também preciso ter senso crítico para saber lidar com os três “tipos de ética” implícitos no cotidiano de um jornalista: a ética do jornalismo, a do profissional, e a do jornal, ou, verdade, consciência e conveniência. Estas acabam, por vezes, a conduzir o jornalista a dilemas muito conhecidos no universo jornalístico. Chega-se ao desafio de focar a verdade para ir a favor da consciência sem abandonar a conveniência. E para passar por isso, só com bastante senso crítico mesmo, afinal, o jornalismo pode ter perdido sua hegemonia e até espaço público, mas não pode perder a sua essência.

4 comentários:

  1. Essência X Ética X Senso Moral... A trilogia precursora e envolvente da crítica. Interessante e determinado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vindo de uma estudante de jornalismo é extremamene interessant, não deixe esse pensamento ser apagado quando estiver no mercado. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Blog adicionados nos favoritos do meu blog. blogcinefilia.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Vindo de um estudante de jornalismo é extremamene interessante, não deixe esse pensamento ser apagado quando estiver no mercado. Muito bom!

    ResponderExcluir